Conversas na lata

Crédito

O curta-metragem “Disque Quilombola”, um documentário de 13 minutos selecionado pelo edital Curta Criança 6 (MinC/TVBrasil), é um convite para que meninas e meninos brasileiros conheçam as populações rurais negras do Espírito Santo a partir dos olhos das crianças e de sua mais genuína forma de expressão: o brincar.

Por meio de uma brincadeira, o filme destaca a conversa entre crianças capixabas, que têm raízes em comum, mas que pouco se conheciam até a realização do filme. De um lado, estão as crianças da comunidade quilombola São Cristóvão, localizada na região do Sapê do Norte, onde é intenso o movimento de luta pela terra. Do outro, estão meninos e meninas do morro São Benedito, em Vitória (ES), que há anos recebeu uitas famílias quilombolas expulsas de suas terras.

Aos poucos, os dois grupos vão descobrindo (e revelando) suas raízes e origens quilombolas, nas batidas do jongo ou no preparo do beiju, por exemplo. Mas as crianças retratadas mostram principalmente que há mais similaridades do que singularidades na infância.

Shepard commented in a footnote I shall use the word alicorn’ to mean unicorn’s publisher horn’ wherever it seems convenient to do so in the following chapters