Conversas na lata

Crédito

O curta-metragem “Disque Quilombola”, um documentário de 13 minutos selecionado pelo edital Curta Criança 6 (MinC/TVBrasil), é um convite para que meninas e meninos brasileiros conheçam as populações rurais negras do Espírito Santo a partir dos olhos das crianças e de sua mais genuína forma de expressão: o brincar.

Por meio de uma brincadeira, o filme destaca a conversa entre crianças capixabas, que têm raízes em comum, mas que pouco se conheciam até a realização do filme. De um lado, estão as crianças da comunidade quilombola São Cristóvão, localizada na região do Sapê do Norte, onde é intenso o movimento de luta pela terra. Do outro, estão meninos e meninas do morro São Benedito, em Vitória (ES), que há anos recebeu uitas famílias quilombolas expulsas de suas terras.

Aos poucos, os dois grupos vão descobrindo (e revelando) suas raízes e origens quilombolas, nas batidas do jongo ou no preparo do beiju, por exemplo. Mas as crianças retratadas mostram principalmente que há mais similaridades do que singularidades na infância.